Despertando os sentidos para situações espaciais existentes e inusitadas no lugar de vivência cotidiana, o Observatório do Espaço Público - com o apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do XV Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo (XV ENEPEA) - promove o Concurso Fotográfico “Paisagem Inusitada”.

O ano de 2020 com toda certeza trouxe mudanças significativas no cotidiano de grande parte da população por conta da pandemia da COVID-19. A necessidade de uma maior permanência em suas residências alterou a maneira com a qual a população habita os espaços urbanos.

O concurso consiste em redescobrir e representar a paisagem vivenciada cotidianamente, convidando seus participantes a despertarem os sentidos para situações espaciais existentes e inusitadas no lugar de vivência cotidiana.
Para tanto, os participantes devem refletir sobre qual é esse “lugar” e escolher um ponto de vista para que seja fotografado. A ideia é encontrar uma “paisagem inusitada”, no universo micro desse lugar, que fuja ao olhar desatento do cotidiano da(s) pessoa(s) que vivencia(m) esse espaço, criando uma surpresa para os olhos.

A comissão julgadora será composta por 4 (quatro) membros avaliadores, mais a participação do coordenador do concurso, caso haja a necessidade de intervenção em situações de desempate.
O julgamento será realizado entre os dias 03 e 23 de novembro de 2020 e o
 resultado final será divulgado na plenária final do XV ENEPEA.

As imagens abaixo são exemplos de paisagens inusitadas feitas por alunos da disciplina TA108 FUNDAMENTOS DO PAISAGISMO no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Se inspire e participe! Mais fotos em: https://www.facebook.com/paisageminusitada

CALENDÁRIO

30/10

Fim do período de inscrições

PRORROGADO!

03/11

Início do Julgamento

23/11

Fim do Julgamento

26/11

Resultado da premiação, na plenária final do XV ENEPEA

Mais informações nas nossas redes: 

facebook cinza.png
linkedin verde.png
instagram%20cinza_edited.png

PREMIAÇÃO

*Quantidade variável conforme a colocação

ORGANIZAÇÃO

Beatriz Fófano Chudzij 
Felipe Bernardo Ferreira 

Martha Monique Santos

Soluanny Hunhevicz Barbosa

Isabela Ventura de Camargo

Maria Luiza Ballarotti

Alessandro Filla Rosaneli (coordenador) 

APOIO

PATROCÍNIO

PERGUNTAS FREQUENTES

"No item 3.3 é comentado que a foto deve ser inédita. O que caracteriza, nas bases do concurso, uma foto inédita?"

R: Por "foto inédita", entende-se qualquer imagem que não tenha participado de outro concurso ou exposição, recebido algum tipo de premiação ou sido publicada em qualquer meio, inclusive redes sociais.

"É possível enviar um texto com mais de 200 caracteres?"

R: O formulário limita automaticamente o número de caracteres para o texto. A proposta seria apenas formular uma breve descrição sobre a imagem.

"No edital se fala em escolher um local em casa (considerado como seu), e explorar um micro universo a partir dele. Minha dúvida é: posso registrar pessoas nessa fotografia? No sentido em que as pessoas na foto, farão parte desse lugar na casa."

R: Conforme a Seção 7 do edital, as fotografias devem conter apenas objetos inanimados. Em virtude da necessidade de uma autorização para o uso de imagem e outras restrições legais, não serão aceitas fotos contendo pessoas e/ou animais (ainda que enquadrem apenas partes do corpo).

No entanto, sugere-se utilizar objetos para representar a escala humana na composição da sua "paisagem inusitada".

"Por exemplo, uma mão na fotografia auxiliando na composição do cenário. É válida?"

R: De acordo com a Seção 7 do edital, "serão eliminadas as fotografias que, porventura, registrarem partes do corpo de pessoas e/ou animais". Apenas objetos inanimados podem ser utilizados para a composição do "cenário".

"Gostaria de saber se qualquer alteração da fotografia é proibida ou se é possível apenas a edição da luz e contraste da fotografia?"

R: Conforme o edital, "o participante não pode utilizar os recursos dos programas de manipulação de imagem para a inclusão ou exclusão de elementos". Ou seja, não são permitidas montagens digitais que apaguem ou agreguem elementos à foto, como as colagens. Já as correções (de brilho, contraste, nitidez, cor, luz e sombra) e os filtros podem ser utilizados.

"Qual é a PREMIAÇÃO do Concurso Fotográfico “Paisagem Inusitada”?"

R: Conforme informado na página do concurso, bem como através das nossas redes sociais, os 3 (três) primeiros colocados receberão:
- 1 (um) curso de fotografia online da Canon College;
- livros selecionados das Editoras UFPR e Gustavo Gili (em quantidade a ser definida entre a comissão organizadora e os patrocinadores);
- 1 (um) certificado de participação.

O edital contempla também a possibilidade de Menções Honrosas, que receberão apenas os certificados.

"Gostaria de saber se as premiações do curso são intransferíveis."

R: Sim. São intransferíveis.

Texto e curadoria: Alessandro Filla Rosaneli

Montagem e editoração: Felipe Bernardo Ferreira