clique para ouvir

Floorscapes
#02

Andamos, juntos e juntas, pelo Brasil. Caminhamos olhando atentamente para nossos chãos, percebendo a paisagem que emana desse plano horizontal. Quanta riqueza, quanta diversidade! Mas, também, qual proximidade! Do chão colhemos uma ideia de quem somos. Do chão marcamos nossa identidade nacional. Quanta expressão!

Durante 2021, repetimos o experimento do ano anterior, abrangendo um recorte territorial mais vasto, nosso Brasil. Algumas cidades, de todas as grandes regiões, aqui se encontram, no seu floorscape. O mundo virtual nos conectou: conversamos e aprendemos muito, trabalhamos conjuntamente. E o resultado dessa exposição nos reafirma o quanto ainda temos que vivenciar nossas cidades para captar todas as nuanças de nossos chãos. 

Caminhamos um pouco mais livres que a primeira vez, pois a toada da pandemia assim nos permitiu. Cada autor, cada autora, auscultando o chão, desvelou sua sensibilidade para nós. Destarte, cada projeto, além de tratar de paisagem, exprime também a delicadeza desse encontro. Mas essa capacidade de estar atento ou atenta para esse pequeno pedaço da grande construção humana, que é a cidade, além de tudo, requer empenho. Por fim, quanta surpresa! 

Reunimo-nos, portanto, para essa segunda experiência e aqui apresentamos chãos maltratados, castigados. Oposta e mais decididamente, também se expõe gentileza, beleza, vida, poesia. Por certo, do chão podemos captar a rudeza e a leveza de como tratamos o comum. Sim, esses planos são domínio coletivo e são essenciais para a vida cotidiana, para habitarmos o mundo. Olhar para onde pisamos mudou a nossa perspectiva de compreendê-lo e esperamos que essa provocação faça o mesmo com você.

clique para ouvir

Texto e curadoria: Alessandro Filla Rosaneli

Montagem e editoração: Ana Claudia Malgaresi Adamente, Beatriz Fófano Chudzij, Felipe Ferreira, Maria Luiza Dias Ballarotti