Floorscapes #02

           Já te atentou onde pisas na cidade? Nossos chãos são repletos de sinais, mensagens, resíduos e detritos que explicam muitas coisas. Conta-nos várias histórias que, por vezes, nem imaginamos: aquela que vem dos tipos de pavimentos que se substituem, das mensagens que se perpetuam, dos tipos de objetos que são dispensados. Os sulcos que formam cicatrizes dos talhos de retrabalho, das estampas que volteiam como tatuagens. O chão da rua mostra muito: quem somos e para onde vamos. São verdadeiros espelhos opacos de uma dada cultura urbana.        
            Esse é o intuito do projeto Floorscape: registrar por fotografias alguma temática que pode ser encontrada no chão dos espaços públicos. Ao treinar o olhar, passamos a perceber alguns elementos e características presentes nos chãos que muitas vezes passavam despercebidos na correria no cotidiano. Para saber mais sobre o projeto, acesse a aba "exposições"  desse site e confira como foi a primeira edição.

              Nossa primeira reunião será realizada no dia 07 de abril, às 19h (Horário de Brasília). Nesse primeiro encontro iremos explicar melhor sobre o projeto e como serão as dinâmicas até conseguirmos estar bem apurados para registrar as paisagens do chão! Para participar, basta se inscrever em nosso formulário: https://forms.gle/hwks8Ydyn6prxD8F6 (Lembrando que essa inscrição é só para conhecer melhor sobre o projeto, então se você ainda está com dúvidas de participar, não perca essa reunião. Com toda certeza você irá se apaixonar pelo projeto Floorscape!)

             

 

             Qualquer pessoa residente no Brasil pode participar do projeto Floorscape! Você pode ser estudante ou profissional de qualquer área de atuação, não precisando ter qualquer vínculo com os espaços públicos e a paisagem urbana, basta estar animado para treinar seu olhar e querer desvendar sensivelmente os chãos de nossos espaços públicos!

           Para que todos adquiram um olhar mais sensível para perceber e registrar a paisagem, iremos ter encontros para leitura e debates de textos, nos conhecendo e trocando ideias sobre a temática, para então todos estarem bem apurados e conseguirem fotografar a paisagem urbana! Nessa etapa final, cada participante precisará apenas de 3 a 5 fotos registradas nos arredores de sua casa! Lembrando que esse projeto NÃO é um concurso de fotografia e competição de qualquer gênero. É um grupo de estudos aberto ao público que terá como produto final fotografias que serão lançadas em uma exposição virtual com certificados de participação e, quem sabe, possibilidades de demais projetos futuros.

             Quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco por nossas redes sociais, ficaremos muito contentes com seu interesse!

linkedin verde.png
facebook cinza.png
instagram%20cinza_edited.png

PERGUNTAS FREQUENTES

ORGANIZAÇÃO

Beatriz Fófano Chudzij 

Debora Raquel Faria 

Alessandro Filla Rosaneli (coordenador) 

Felipe Bernardo Ferreira 

Maria Luiza Ballarotti

Texto: Alessandro Filla Rosaneli

Montagem e editoração: Felipe Ferreira

Logo_cabeçalho 2.png